terça-feira, 22 de novembro de 2011

Botando a mão na massa

Aconteceu entre os dias 17 e 19 de novembro, na casa verde, sede da Cia Mútua, a primeira parte da Oficina de Teatro de Bonecos de Luva. Estiveram conosco, da ‘caravana’ de Florianópolis: Alex de Souza, da Cia Espiral Cênica e Luana Mara Pereira, do projeto SomBras. De Fortaleza: Caroline Holanda Cavalcante, Lucas Freitas e Ingrid Ferreira, do Curso de Artes Cênicas da UNIFOR. De Porto Belo: Patrícia Estivallet. De Itajaí: Karin Romano; Carlos Valle; Telja Rebelatto, do grupo Cálice; Jo Fornari, da Cia Andante; além dos mútuos Laura Correa e Fernando Honorato. No finalzinho também contamos com a presença de amigos, curiosos, simpatizantes que apareceram para ver, fotografar, entrevistar ou apenas para dar um oi.

E o que a princípio parecia um objetivo um tanto ousado, se concretizou! Ao término de um período de 3 dias, cada um dos participantes da oficina saiu com seu boneco de luva pronto! O ponto de partida do trabalho foi a leitura de quatro textos de Guaira Castilha, chamados: “Sono”, “O Soluço”, “História com Flores” e “Fuga”. Após a divisão de grupos por cenas, cada 'oficinando' escolheu seu personagem e botou a mão na massa, digo, na argila, e iniciou o processo de modelagem de seu boneco. Algumas horas de papietagem depois, já tínhamos várias cabeças secando ao sol, mas não sem a ajuda eficaz de secadores de cabelo para acelerar o processo! Modelamos, colamos, cortamos, costuramos, conversamos, rimos, tomamos café, pintamos e bordamos durante três longos e proveitosos dias, que começavam às 9 da manhã, terminando quando o sol já havia sumido há tempos e nossos olhos se esforçavam para arrematar aquele último ponto do camisolin.

No sábado à noite algo havia mudado. O grupo estava fortalecido e maior, afinal agora já não éramos mais 14, e sim 28, num misto de criaturas e criadores, almas e ânimas, que se confundiam e se completavam!

No próximo final de semana tem mais!
















2 comentários:

  1. Dias maravilhosos! senti um arrepio quando li o resumo desses tres incríveis dias! que emoção! e amanhá continúa! até galera!

    ResponderExcluir