terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Bora Manipular!

Nossa segunda semana de oficina juntos (de 24 a 26 de novembro) foi tão proveitosa quanto a primeira! Desta vez os encontros aconteceram na unidade do SESC-Itajaí, parceiro do projeto! Começamos com uma bateria de exercícios específicos para quem trabalha com esta técnica, que exige muito dos dedos, dos braços, da coluna lombar e cervical.


Os exercícios provaram que além da sua alma, o bonequeiro também precisa dar ao boneco o seu corpo. E por isso é importante ter um corpo treinado e preparado para executar as ações que o boneco pede. Então, com o corpo aquecido e alongado,  é hora de botar a mão na luva e começar a manipular!


Inicialmente trabalhamos com apenas 2 dos princípios básicos da manipulação, que são o foco e o eixo. Acostumar o braço a ficar levantado durante algum tempo é tarefa árdua, mas acredito que manter a altura do boneco sobre a empanada e deixar suas pequenas mãos em posição de neutralidade são as coisas básicas mais importantes, e no começo as mais difíceis! 


Para nós mútuos, que já trabalhamos com a manipulação direta sobre balcão há alguns anos, duas questões mudam radicalmente no trabalho corporal do ator-manipulador:

1) o boneco passa a estar acima e não mais abaixo do bonequeiro, o que muda seu ângulo de visão em relação ao objeto animado;
2) o deslocamento do bonequeiro acontece de forma diferente: enquanto no balcão ele adota a 'posição de cavaleiro' e se desloca a poucos e largos passos, tentando manter a máxima neutralidade, no teatro de luva ele está oculto atrás da empanada e para que o boneco não perca a altura, seu deslocamento deve acontecer a curtos passos, mantendo o braço sempre paralelo ao tronco.


No primeiro e segundo dias a palavra-chave foi repetição!

Repetir o movimento várias e várias vezes pode ser chato, mas é necessário para compreender os mecanismos da técnica. Assim como é importante aprender a mover o boneco através das reações da atenta plateia sentada em frente à empanada, afinal estamos falando de teatro popular, onde a relação entre o boneco e o público é essencial.
No terceiro dia, as improvisações em duplas abriram margem para boas e gostosas risadas! Ou devido ao manipulador que esquecia de manter o braço levantado, ‘enterrando’ o boneco atrás da empanada, ou pela surpresa de alguma nova proposta de movimentação.

Sim, como plateia queremos ser surpreendidos, então como bonequeiros temos que tentar fugir do óbvio, levando ao nosso público o inesperado!O público deseja ser pego de surpresa e isso não é fácil de conseguir, mas a tentativa continua, sempre! E o boneco tem mil possibilidades, transformando o bonequeiro em criança com brinquedo novo, querendo descobrir todas as brincadeiras que cabem no seu brincar.


Em meio a risos e choros nos despedimos com o próximo encontro marcado para fevereiro de 2012. Até lá cada grupo terá tempo de cumprir o dever de casa para então podermos colocar nosso espetáculo varieté em pé. As dez apresentações estão previstas para acontecer em março de 2012. Então galera, bora trabalhar que só temos 3 meses antes da estreia!!!

Um comentário:

  1. Dias intensos, ricos em aprendizado...com um grupo e orientadores maravilhosos que propiciou uma troca por demais interessante! e o desafío continúa! até fevereiro!

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